quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O que é Housing ou Co-location de Servidores?



Co-location ou colocation (em português, "compartilhamento de localização", entendida como espaço físico e infra-estrutura) é uma modalidade de alojamento web, destinado principalmente a grandes organizações, ISP´s, e a empresas de serviços web. O termo é utilizado sobretudo em países anglófonos, enquanto que em outros este tipo de serviço é denominado housing .

Um colocation centre (também chamado "colo" ou carrier hotel) é um datacenter independente que oferece um housing partilhado para múltiplos servidores de diversas organizações. Estas alugam a rede e dispositivos de armazenamento de dados, interconectando-se a vários provedores de serviços de telecomunicações (ISP), e outros serviços em rede, além de usufruir da infra-estrutura.

Geralmente as organizações recorrem à colocation pela economia de custo e tempo obtida em aplicações de rede críticas para as quais são necessárias infra-estruturas autónomas muito caras. Ademais os sistemas mecânicos de grande capacidade requerem grandes áreas: um colocation center típico deve ter de 500 a 9500 metros quadrados. A partilha da infra-estrutura do Centro de Processamento de Dados, proporciona significativos ganhos de escala.

Com os recursos de TI e de comunicações localizados em local seguro, as empresas de telecomunicações, Internet, ASP, os provedores de conteúdos e outras organizações, usufruem de maior rapidez na transferência de dados e informações, podendo dedicar mais tempo ao seu negócio principal.

Finalmente, ao terciarizar a rede de tráfego para um provedor de serviços do colocation center, dotado de maior capacidade de transmissão (maior Largura de banda), a velocidade de acesso ao website aumenta consideravelmente. Os usuários reduzem seus custos de tráfego e liberam suas redes internas para outros usos.


www.carlosmartins.eu