terça-feira, 21 de setembro de 2010

O que é um Painel de Administração?




O cPanel é um software de gestão de alojamento web, com interface web na porta TCP 2082, ou na porta TCP 2083 quando em modo seguro (portas padrão). Utilizado na internet.

Permite criar e-mails, contas de FTP (File Transfer Protocol), gerir arquivos, atribuir protecções de directórios, adicionar tarefas cron, redireccionar e-mails, entre outras funções (lista completa: http://www.cpanel.net/docs/cpanel/)
O software ainda não funciona em Windows32 ou Windows64, mas já foi lançada 1ª versão alpha do mesmo.

Inclui o modulo WHM (Web Host Manager) para manutenção de clientes, e a instalação de HTTP, SMTP, e outros serviços para alojamento web, que funciona na porta TCP 2086, ou na porta TCP 2087 quando em modo seguro (portas padrão).

Utilizando os temas RVSkin, é possível ter o cPanel em Português. Poderá visualizar uma imagem da versão 8 do RVSkin.

Existem ainda diversos temas para o cpanel como o X, X2, X3, xpbr, ckin, entre outros, sendo alguns deles pagos e outros gratuitos. O software de administração web já vai na versão 11, que traz varias melhorias, como por exemplo um novo skin, o x3, e ainda varias funções, como um novo gestor de arquivos via web e os menus de navegação em ajax.

Plesk é um painel de Administração que tem como função proporcionar ao cliente (de um plano de Alojamento) um ambiente gráfico para a configuração de parâmetros para contas de hospedagem em um determinado servidor. É desenvolvido pela empresa SWsoft, que tem sua sede na cidade da Virginia, nos Estados Unidos.

Painel de administração Plesk. Há versões do Plesk para as plataformas Linux que incluem distribuições como: Red Hat Linux/Fedora Linux, SUSE, Debian/Ubuntu entre outras.

Há ainda versões para Microsoft Windows, com suporte às versões: Windows 2008 Server Web Edition, Windows 2008 Server Standard Edition e Windows 2008 Server Enterprise Edition.

O software Plesk possui actualmente quatro tipos de níveis de login possíveis: Administrator, Client Reseller, Domain Owner, e Mail User.