segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O que é um ISP?



O fornecedor de acesso à Internet (em inglês Internet Service Provider, ISP) oferece principalmente o serviço de acesso à Internet, agregando a ele outros serviços relacionados, tais como "e-mail", " alojamento de sites" ou blogs, entre outros.
O Fornecedor de acesso à Internet é a tradução para IAP (Internet access provider). IAP é uma outra maneira pela qual nos referimos ao ISP (Internet Service Provider) cuja tradução é "Provedor de serviços de Internet", não configura ambiguidade pois os serviços são partilhados através dele e não por ele.

Geralmente, um ISP cobra uma taxa mensal ao consumidor que tem acesso à Internet embora a velocidade de transferência dos dados varie largamente.
O termo formal para velocidade de Internet é largura de banda — quanto maior for a banda, mais alta é a sua velocidade.

A velocidade de ligação à Internet pode ser dividida em duas categorias: dial-up e banda larga. As ligações dial-up requerem a utilização de linhas telefónicas, e habitualmente têm ligações de 56 Kbps ou menores. As ligações de banda larga podem ser RDIS, acessos de banda larga sem fios, cable modem, DSL, ligação por satélite ou Ethernet. A conexão de banda larga está sempre ligada (exceto o RDIS) e a velocidade varia entre os 64 kbps, 24+ Mbps(ADSL 2+) e 100+ Mbps(Fibra).

A velocidade de download de arquivos, considerando o melhor cenário para fazê-lo, nunca será igual ao que é sincronizado pelo modem ADSL (Line Rate – Downstream (kbps)), embora as operadoras sempre tentem convencer o usuário do contrário.

Os dados que são requisitados no download são encapsulados dentro de um pacote de controlo, esse pacote de controlo confere à rede ADSL uma perda de cerca de 16 %. As normas da Anacom surgem para que as operadoras esclareçam as características do que é contratado no contrato com o usuário.

Com a crescente popularidade da partilha de arquivos e o download de músicas, vídeos e outros arquivos complexos e a procura geral por carregamentos de página mais rápidos, as ligações de largura de banda superior estão a tornar-se mais populares.
Os ISP´s podem realizar troca de tráfego, onde vários ISP interconectam em pontos de peering ou troca de pontos de Internet (PTT), permitindo o routing de dados entre as redes, sem cobrar um ao outro para os dados transmitidos de dados que teria passado por um montante ISP terceiro, incorrer em taxas do ISP upstream.

O ISP Virtual (VISP) é uma operação que adquire os seus serviços a partir de outros ISP que permitem aos clientes VISP o acesso a Internet usando os serviços e infra-estrutura de propriedade do ISP principal.

Para consulta dos ISP´s em Portugal, sugerimos a consulta do seguinte hiperligação: http://www.fccn.pt/index.php?module=pagemaster&PAGE_user_op=view_page&PAGE_id=493&MMN_position=36:3



www.carlosmartins.eu