quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O que é um Servidor dedicado?



Um Servidor dedicado, ou servidor de alojamento dedicado é um hardware com determinadas características que foi configurado para executar funções específicas como por exemplo de servidor de arquivos, de páginas web, e de e-mail.
Deve estar localizado em um Datacenter, com ambiente de uma rede Mundial para acesso via IP publico, FTP ou ssh.

O Servidor dedicado, nada mais é que um hardware de alta disponibilidade, ligado 24 horas por dia em um link de internet de alta velocidade em uma plataforma de um ISP.
Esta solução é a preferida entre sites de alto tráfego, portais com conteúdos muito visitados ou por empresas que queiram alojar suas aplicações juntando a máxima performance com a maior segurança e sigilo da informação colocada no servidor dedicado.

O Alojamento em servidores dedicado é uma opção seleccionada principalmente pelo seu alto desempenho, aumentado a performance e produtividade dos conteúdos das Organizações.

Nos servidores dedicados, muitos factores devem ser observados, tais como, a escolha e instalação do sistema operativo, compilação dos pacotes de softwares web (o famoso LAMP – Linux, Apache, MySQL, PHP,Perl ou Python) e configuração dos aspectos de segurança do mesmo. É por isso que a maioria das empresas ou pessoas que contratam um servidor dedicado optam por adicionalmente contratar a gestão e monitorização do mesmo.

Outra nota importante é sobre o local de contratação destes servidores dedicados, de nada adianta ter um óptimo hardware, uma gestão profissional, se a estrutura do datacenter for precária.

Para isso é preciso então dispensar bastante tempo para análise ou contratar uma consultoria para lhe indicar as melhores opções.

www.carlosmartins.eu