quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O que é a Virtualização?



Em computação, virtualização é uma forma de esconder as características físicas de uma plataforma computacional dos utilizadores, mostrando outro hardware virtual, emulando um ou mais ambientes isolados.

O conceito de virtualização de desktops é o mesmo que na virtualização de servidores, ou seja, executar diversos sistemas operativos num único equipamento físico.
Uma forma já bastante difundida, apesar de não utilizar esta mesma terminologia, é a virtualização de desktops, através do uso de servidores de terminais, onde cada utilizador ligado ao sistema possui a sua sessão dentro de um mesmo sistema operativo. Os terminais são normalmente máquinas com recursos mais limitados, dado que praticamente todo o processamento necessário é feito no servidor.

Actualmente, a máquina virtual, que é utilizada para virtualizar servidores, tem-se difundido, também, no uso para a virtualização de desktops. Este novo conceito de virtualização para desktops diferencia-se do já difundido serviço de terminais, pois neste cenário, cada utilizador possui um sistema operativo próprio, tal como se estivesse utilizando um desktop normal. Este conceito elimina qualquer trauma de migração, e possui uma série de benefícios e inconvenientes.

Beneficios da Virtualização
- Gestão centralizada
- Poupança de espaço nos datacenters dos ISP´s
- Instalações simplificadas
- Facilidade para a execução de cópias de segurança
- Suporte e manutenção simplificados
- Acesso controlado a dados sensíveis e à propriedade intelectual mantendo-os seguros dentro do datacenter
- Independência de Hardware
- Disponibilização de novos servidores virtuais (VPS) reduzida para alguns minutos
- Migração de servidores para novo hardware de forma transparente
- Maior disponibilidade e mais fácil recuperação de servidores
- Compatibilidade total com as aplicações
- Economia de espaço físico para o cliente


www.carlosmartins.eu