quinta-feira, 20 de maio de 2010
Datacenter PUE – Power Usage Effectiveness
Datacenter PUE – Power Usage Effectiveness
Conter o custo energético dos centros de dados é uma das prioridades para muitos dos profissionais de tecnologias de informação (TI) e de instalações. Mas determinar se um centro de dados é o protótipo das virtudes verdes ou um glutão impenitente de energia é mais habilidoso do que parece à primeira vista.
Esta é a razão porque o Green Grid, uma organização industrial não lucrativa liderada por fabricantes de TI, inventou a métrica Power Usage Effectiveness (PUE), que compara a energia total utilizada numa determinada instalação com a energia consagrada especificamente aos equipamentos de TI. Mas, como com qualquer norma recente, existe confusão no interior da indústria sobre como medir PUE e em que contexto pode ser útil.
O PUE mede o número de watts necessários para alimentar e arrefecer os equipamentos de TI, tendo em conta toda a energia dedicada unicamente ao centro de dados, uma distinção importante em edifícios mistos que hospedam equipamentos de TI e espaços de escritório.
Segundo uma investigação Um PUE de 2,0 indica que por cada watt de energia para as TI, um watt adicional é consumido para arrefecer e distribuir a energia aos equipamentos de TI.
O Uptime Institute mede o PUE através de um serviço de avença para os seus membros e encontrou uma classificação média de 2,0 e 2,5.
www.carlosmartins.eu